Emagrecimento
5 de mai. de 2025
Finasterida Prejudica o Ganho de Massa Muscular?
A Finasterida é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento da calvície, especialmente por homens que notam a queda de cabelo ainda nas fases iniciais.
Com o aumento da busca por esse tipo de tratamento, surgem também diversas dúvidas — uma das mais comuns é:
“A Finasterida atrapalha os meus resultados na academia?”
“Ela diminui o ganho de massa muscular?”
Este artigo tem como objetivo esclarecer essa questão de forma clara e responsável, com base científica.
O que é a Finasterida e como ela age?
A Finasterida é um medicamento que atua bloqueando a enzima 5-Alpha-Redutase, responsável por converter a testosterona em uma forma mais potente, chamada di-hidrotestosterona (DHT).
A DHT tem forte atuação nos folículos capilares e na próstata — por isso, a Finasterida ajuda a reduzir a queda de cabelo em pacientes com alopecia androgenética.
A Finasterida interfere na hipertrofia muscular?
Essa é uma dúvida comum entre pacientes que treinam com foco em ganho de massa muscular.
A boa notícia é: não há evidências de que a Finasterida atrapalhe seus ganhos musculares.
Isso porque a enzima que o medicamento bloqueia quase não está presente no tecido muscular. Sua maior concentração está nos folículos capilares e na próstata.
Ou seja: o uso da Finasterida não afeta diretamente a força ou a capacidade de hipertrofia muscular.
E os efeitos colaterais?
Apesar de ser bem tolerada pela maioria dos pacientes, a Finasterida pode, em alguns raros casos, causar efeitos colaterais como:
Redução da libido
Disfunção erétil leve
Alterações de humor
Mas é extremamente importante ressaltar que a maior parte desses efeitos colaterais são causadas por um EFEITO PLACEBO e não pelo efeito farmacológico direto do medicamento. Por isso, o acompanhamento médico é indispensável. É com base na sua história clínica, objetivos e perfil hormonal que se define se esse medicamento é indicado para você — e se existem outras alternativas mais adequadas.
E a Dutasterida?
A Dutasterida é uma variação mais potente, que bloqueia dois tipos da enzima 5-Alpha-Redutase, enquanto a Finasterida bloqueia apenas um.
Por conta disso, seus efeitos sobre o combate à calvície são mais intensos — mas SEM aumento significativo nos efeitos adversos, exigindo um acompanhamento ainda mais criterioso.
Conclusão
A Finasterida continua sendo uma opção segura e eficaz no tratamento da queda de cabelo, inclusive para pacientes que praticam musculação ou esportes.
Não há relação direta entre o uso desse medicamento e a perda de massa muscular ou maior dificuldade para o ganho. O mais importante é contar com acompanhamento médico especializado para garantir que o tratamento seja seguro, eficaz e adequado para o seu perfil.
Quer saber se a Finasterida é indicada para o seu caso?
O Dr. Roberto de Melo é endocrinologista e nutrólogo com foco em medicina individualizada, performance e saúde capilar. Ele atende pacientes que desejam cuidar da estética e da saúde com segurança e base científica.
Agende sua consulta com o Dr. Roberto de Melo — atendimento presencial ou online, com foco nos seus objetivos e no equilíbrio hormonal.